top of page
  • Foto do escritorVet + Vida Clínica Veterinária

Benefícios do banho de sol para pets!

Atualizado: 13 de dez. de 2022

Você já deve ter percebido que, basta entrar um raio de sol pela janela para que os gatos deitem sob ela e que os cães, também aproveitam qualquer oportunidade para se deitarem ao sol, principalmente em dias mais frios.


Um dos motivos pelos quais eles possuem esse hábito é justamente porque é agradável, além de ajudar no aquecimento do corpo, e garantir alguns outros benefícios. A luz solar estimula a produção de serotonina, que assim como nos seres humanos, é um hormônio que melhora o humor, e age como uma espécie de antidepressivo.




Banho de sol é uma fonte de absorção de vitamina D

O principal benefício é a absorção de vitamina D. Assim como no caso dos seres humanos, o corpo dos pets também transforma os raios de sol na vitamina, que auxilia no aproveitamento de fósforo e cálcio, deixando os ossos mais fortes.


Ou seja, naturalmente, o banho de sol é crucial para o bom desenvolvimento dos filhotes e pets mais velhos. Os mais novos, precisam de toda vitamina e elementos como o cálcio e fósforo, para desenvolverem bem os seus ossos e músculos. Já os pets idosos, precisam dessa garantia para não sofrerem com problemas como osteoporose.


Alívio de dores musculares e articulares

Quem sofre de reumatismo, sabe que as dores costumam piorar nos dias frios e em nossos amigos de quatro patas, a sensação é a mesma. Isso ocorre porque, com a queda das temperaturas, os músculos ficam mais contraídos, sobrecarregando as articulações.


Além disso, o líquido sinovial presente nessas estruturas se torna mais viscoso com o frio, o que aumenta a rigidez do local. E se o seu pet já quebrou alguma patinha, aí é que a dor pode ser ainda maior!


Ajuda a eliminar parcialmente, agentes causadores de alergias

Também é importante, no espaço de sua casa ou apartamento, garantir que o seu pet possa relaxar dentro do alcance da luz solar, pois a mesma ajuda a eliminar parcialmente parasitas que possam estar na pele ou pelo, de cães e gatos.


Pulgas, ácaros, fungos, bactérias e outros organismos nocivos à saúde dos pets, não suportam a luz direta do sol. É importante destacar que cães e gatos não podem ficar presos em um ambiente escuro e nem em um local que recebe forte luz solar, durante um longo período, pois pode ser extremamente prejudicial. Eles devem ter a liberdade de se moverem para a luz ou para a sombra, como desejarem.


Liberação de serotonina e regulação do sono

Alguns estudos sugerem que, passear com nossos pet no sol por alguns minutos por dia pode ajudar na liberação de serotonina. Neurotransmissor sintetizado no Sistema Nervoso Central, ela ajuda na sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade e a depressão.

Outra substância associada aos banhos de sol é a melatonina, um hormônio derivado da serotonina, que ajuda a regular o sono. Sendo assim, por se sentirem bem, essa se torna uma das razões porque cachorro fica no sol.



Recomendações para um banho de sol seguro

As recomendações são as mesmas feitas para os seres humanos:


Meia hora diária de exposição solar - mas não vale aquele sol que passa pelo vidro da janela, tem que ser tomado diretamente - evitando os horários entre 10h e 16h;


Banhos muito longos em dias muito quentes, aumentam o risco de hipertermia (temperatura corporal mais elevada do que normal).Tome cuidado principalmente com os cães, no verão;


Cães e gatos de pelagem clara, possuem menos melanina em seus pelos e sendo assim, menos proteção aos raios solares. Eles não podem tomar banho de sol forte por muito tempo.


Quando for caminhar com seu pet, tenha cautela com a temperatura do chão, sempre teste primeiro com a mão, alguns segundos pressionada contra o solo. Se estiver suportável para sua mão, estará seguro para o seu pet.


 

Endereço: Avenida Dezesseis de Agosto, Nº 16, São Roque - SP

Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 08h às 20h | Aos sábados das 08h às 13h Telefone: (11) 4784-3641 | (11) 97205-9451 | (11) 96862-8725

46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page