top of page
  • Foto do escritorVet + Vida Clínica Veterinária

"Meu cachorro não quer comer": O que fazer?


cachorro comendo
Meu cachorro não quer comer: O que fazer?

A alimentação é uma parte essencial da saúde do seu pet, dela ele recebe a nutrição necessária para crescer saudável ou se já for um cão adulto, fazer a manutenção de sua saúde. Por isso, ao buscar a resposta para o que fazer quando meu cachorro não quer comer, você precisa de respostas!


cachorro triste

Como a falta de apetite é um sintoma comum de uma série de doenças, o primeiro pensamento que vem a nossa cabeça é "meu cachorro está doente", mas nem sempre é essa a realidade


Isso porque ela pode indicar uma fadiga decorrente do calor, por exemplo, quando os cães ficam mais preguiçosos e acabam por muitas vezes, não querendo comer. Mesmo assim, é muito importante que seu pet não fique sem comer!


O que pode ser quando o cachorro perde o apetite?

Diversos fatores podem indicar a perda de apetite, começando pelas causas de origem não patológica, algumas raças caninas possuem o chamado apetite seletivo, ou seja, eles costumam escolher mais o que querem comer.


Neste sentido, existem diversos relatos de tutores que dizem que o cãozinho só come as rações coloridas por exemplo, ele mesmo escolhe que não quer comer as de cor marrom.


Outra situação comum, é o pet que não quer mais comer após receber petiscos ou até mesmo aquelas pastinhas para dar mais sabor a ração, além de serem prejudiciais para a saúde do seu pet, por serem ricos em gordura e sódio, esses mimos contribuem para que seu cão não se interesse mais pela ração seca.


Outra situação em que o cão pode comer menos ou até mesmo pular refeições é o verão, pois quando as temperaturas estão muito elevadas eles, assim como nós humanos, sentem menos vontade de comer, e nessas horas é importante manter seu pet hidratado e fresco.


Já no que diz respeito às doenças, a falta de apetite é um sintoma comum em muitas delas, então antes de se desesperar, procure entender a situação e se faça as seguintes perguntas.


Houve alguma mudança de hábito na rotina do seu cachorro?

Os cães são seres de hábitos, e qualquer mudança na vida do seu pet pode causar essas variações de apetite, e com isso ele pode vir a não querer se alimentar por um curto período de tempo até se adaptar novamente.


O dia está muito quente?

As altas temperaturas podem impactar o metabolismo do seu pet, e com isso ele fica mais "preguiçoso" perdendo o apetite.


cachorro em estado de atenção

Seu cachorro tem o hábito de comer apenas na sua presença?

A ansiedade da separação pode ser uma das causas comportamentais de o cachorro não querer comer. Neste caso criar uma rotina de alimentação pra o seu pet é fundamental, não deixe a ração exposta o dia todo para que ele escolha o momento de se alimentar, e sim adicione horários específicos para que ele coma sempre.


Há quanto tempo seu pet está sem comer?

Mesmo que aparentemente não tenha nada de errado, ficar longos períodos sem se alimentar vai causar fraqueza e outros problemas sérios, como hipoglicemia. Neste caso, se seu pet estiver há muito tempo sem se alimentar, a indicação é procurar um médico veterinário de sua confiança.


O que fazer quando o cachorro não quer comer e está fraco?

Após você se fazer as perguntas acima, e mesmo assim você notar que seu pet não está se alimentando, é essencial buscar ajuda profissional. A maioria das doenças se manifestam com o sintoma da perda de apetite, portanto, é essencial buscar ajuda profissional.


Quando for constatado que o cachorro não quer comer por uma questão comportamental, algumas dicas podem te ajudar:

  • Estabeleça um horário para as refeições, de preferência no mesmo horário em que você se alimenta, dessa forma o cão entenderá que a comida dele é dele e a sua é sua.

  • Proporcione passeios e atividades diferentes, além de estimularem a saúde como um todo, as atividades físicas melhorarão o estresse de seu cãozinho e ajudarão a regular o apetite.

  • Verifique se o local do comedouro está adequado. Respeite o espaço necessário e a altura adequada para que seu pet fique confortável.

  • Evite petiscos, esses podem ser extremamente prejudiciais a alimentação e a saúde de seu pet.

Na dúvida, não hesite em buscar ajuda veterinária!


コメント


bottom of page