Com a chegada do mês de outubro, chega também o Outubro Rosa, que assim como para os humanos, é uma campanha de conscientização com o objetivo de alertar as pessoas a respeito do câncer de mama que atinge cães e gatas fêmeas.
O que você vai encontrar nesse post: O que é câncer de mama
O que é câncer de mama?
O câncer de mama, também denominada neoplasia, é uma doença que acomete cães e felinos, sendo muito comum em fêmeas e rara em pets machos. O câncer ocorre quando as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer descontroladamente e, ao invés de morrer como as outras células, elas continuam crescendo e formando novas células anômalas. Essas células cancerosas podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. Os tumores malignos (ou cancerígenos) podem ter diferentes tamanhos e serem firmes ou duros. No caso do câncer de mama, é encontrado apenas um nódulo, já em outros, eles podem ser múltiplos.
Causas do câncer de mama
As duas principais causas do câncer de mama são:
O uso de anticoncepcionais: usados para reduzir incômodos como os sangramentos no período de cio ou até mesmo quando as fêmeas já estão grávidas, o uso dos anticoncepcionais podem gerar uma infecção grave, doenças endócrinas ou até mesmo um câncer;
Predisposição genética: probabilidade aumentada de se desenvolver uma determinada doença de acordo com questões genéticas.
Sintomas do câncer de mama em pets
Os sintomas gerais de câncer de mama câncer de mama apresentam-se como:
Nódulos;
Edemas;
Aumento de volume das mamas;
Secreções (em alguns casos).
Diagnóstico
Para diagnosticar neoplasias malignas em pets, um método comum é a citologia aspirativa por agulha fina (FNA), que envolve a inserção de uma agulha acoplada a uma seringa para aspirar células diretamente do tumor. As amostras celulares coletadas são então preparadas em lâminas e analisadas ao microscópio para identificação de características malignas.
Outro procedimento diagnóstico envolve a biópsia, onde uma porção do tumor é removida cirurgicamente e submetida à análise histopatológica para confirmação da presença de células cancerígenas e avaliação do tipo e estágio do tumor.
Prevenção e tratamentos
A prevenção é feita através da castração, que tem um papel fundamental no combate ao câncer de mama pois além de reduzir as chances de pets fêmeas desenvolverem tumores mamários, também evita o desenvolvimento de outros riscos como a infecção uterina, câncer de ovário e câncer de útero. O procedimento de castração pode ser feito a partir dos quatro meses de idade do pet e quanto mais precoce realizado, menores serão as chances da formar-se um tumor mamário.
O tratamento para o câncer de mama é a quimioterapia, que se apresenta como uma alternativa eficaz para tratar a enfermidade com efeitos colaterais menores comparado a quimioterapia humana. Outra alternativa de tratamento é a cirurgia realizada por um médico veterinário que irá fazer a mastectomia, que é a retirada total ou parcial da cadeia mamária. A retirada da cadeia mamária é essencial para que não se desenvolvam novos tumores nas demais mamas. Além disso, a cirurgia pode contar também com o a retirada dos linfonodos, de acordo com a avaliação do cirurgião veterinário.
Endereço: Avenida Dezesseis de Agosto, Nº 16, São Roque - SP Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 08h às 19h | Aos sábados das 08h às 13h Telefone: (11) 4784-3641 | (11) 97205-9451 | (11) 96862-8725
コメント