top of page
  • Foto do escritorVet + Vida Clínica Veterinária

Você sabia que a castração é um ato de amor e prevenção?

Atualizado: 5 de dez. de 2022

Além de ter como função o controle populacional de cães e gatos, a castração também é um ato de amor, pois a cirurgia também ajuda a evitar diversos problemas de saúde, como os tumores de mama, tumor de ovário, infecção de útero (piometra), gravidez psicológica (pseudociese) nas fêmeas, tumor de testículo, tumor de próstata, prostatite, hiperplasia prostática e tumor perianal nos machos.


Alguns estudos apontam que fêmeas castradas antes do primeiro cio, têm 90% menos de chances de desenvolverem câncer de mama.



Cão e gato ilustrando benefícios da castração
Castração em cães e gatos
O que é a castração?

A castração é um método mundialmente reconhecido por ser seguro e eficaz no controle populacional de cães e gatos, e muito indicado por médicos veterinários, por atuar na prevenção e redução de diversas doenças.


Como é feita a castração?

A técnica mais tradicional de castração dura cerca de 30 minutos. Envolve a retirada das gônadas de cães e gatos, local das células produtoras de hormônios sexuais. Logo, a produção de hormônios nestas regiões também é interrompida.


Os métodos cirúrgicos mais utilizados para este procedimento são:


Orquiectomia: Nos machos, tanto em cães quanto em gatos, a operação é menos invasiva. Consiste na retirada dos testículos – o que implica numa redução expressiva de testosterona.


Ovariosalpingohisterectomia (OSH: Já nas fêmeas – de ambas as espécies – é necessário realizar uma incisão no abdome para remoção do útero e dos ovários. O procedimento que reduz a produção de estrógeno e progesterona.


Qual é a melhor idade para castrar meu pet?

Na verdade não há uma idade correta, pois quanto mais precoce for o procedimento, em geral a partir dos 4 meses de vida, maiores são os benefícios, auxiliando na prevenção de várias enfermidades por diminuir precocemente os níveis de hormônios reprodutivos em cães e gatos.


Também vale lembrar que pacientes com idades avançadas podem ser submetidos à cirurgia, sendo na maioria das vezes, uma necessidade, desde que tenha cuidado com o tipo de anestesia empregada - em geral a anestesia inalatória é mais segura.



Quais são os principais benefícios da castração?

• Redução no comportamento de cio e prevenção de doenças reprodutivas em fêmeas;


• Redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas como neoplasias e piometra (infecção no útero);


• Prevenção de doenças como pseudociese (gravidez psicológica), hipertrofia mamária felina e estro persistente (cio);


• Prevenção de distúrbios testiculares em machos (neoplasias, orquites (inflamação do testículo), epididimites (inflamação do epidídimo), além de auxiliar no tratamento de doenças andrógeno-dependentes como a hiperplasia prostática benigna, prostatite crônica (inflamação da próstata), adenoma e hérnia perineal;


• Auxílio no tratamento de doenças não relacionadas ao sistema reprodutivo, como diabetes e epilepsia;


• Possível redução de comportamentos indesejados como territorialismo, agressividade e marcação de território;


• Dentre os inúmeros benefícios da castração, destaca-se também a diminuição da superpopulação pet. O número de animais abandonados devido a nascimentos indesejados é um problema de saúde pública, que pode ser reduzido drasticamente através da castração.


Todos os cuidados no pré e pós-operatório, bem como as avaliações e orientações, serão passadas pelo seu médico veterinário de confiança.


 

Endereço: Avenida Dezesseis de Agosto, Nº 16, São Roque - SP

Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 08h às 20h | Aos sábados das 08h às 13h Telefone: (11) 4784-3641 | (11) 97205-9451 | (11) 96862-8725

81 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page