top of page
  • Foto do escritorVet + Vida Clínica Veterinária

Algumas dicas e cuidados com filhotinhos de cães e gatos!

Atualizado: 13 de dez. de 2022

A chegada de um filhotinho é sempre um momento de muita felicidade pra família, afinal, é impossível resistir a tanta fofura. Mas nós sabemos que receber um novo filho de quatro patas em casa, pode trazer algumas inseguranças, mesmo em tutores experientes.


A recepção do novo morador é crucial para a adaptação, desenvolvimento e saúde, já que filhotes de cães gatos necessitam de cuidados especiais, que vão desde alimentação e limpeza, até a rotina do novo lar!




Como preparar a casa para receber um filhote?

Cada filhote possui a sua personalidade e inicialmente, os filhotinhos apresentam medo e desconfiança, mas em um curto período de tempo eles já sentem felizes e entendem todos os cuidados que recebem, até reconhecem os seus novos tutores.


Ao receber um filhotinho tenha muita atenção, busque saber sobre a história dos pais do pet ou pesquise sobre a raça, e organize a sua casa para receber o novo membro da família. Ao organizar o ambiente, reserve um espaço no seu lar para alocar os itens de necessidade do pet. Será um espaço para o seu amigo de quatro patas, chamar de seu.


Escolha um local para ser o "banheiro" do seu pet

Reserve um local estratégico, longe da circulação de pessoas e da área de alimentação do seu amigo de quatro patas e dos moradores, para ser o local onde será feito as necessidades fisiológicas. É muito importante que seja um local de fácil acesso.


Filhotes de cães têm muito mais facilidade para aprender os comandos do tutor, por isso, eduque o pet sobre o local ideal para a realização das necessidades, com sinais de negativo e positivo. E para auxiliar no adestramento, o tapete higiênico é uma alternativa saudável, que absorve as fezes, elimina odores e auxilia na higienização do animal.


Já os filhotes de gatos precisam de uma caixa de areia, sendo um item essencial não só para a manter a limpeza da casa. Gatos se sentem desconfortáveis fazendo suas necessidades fora da areia. Ter uma caixa higiênica é uma forma de demonstrar que eles são bem-vindos.


Tenha os acessórios indispensáveis para fazer a adaptação

É preciso providenciar alguns itens para a rotina do pet, os acessórios mais tradicionais são: bebedouros, brinquedos, comedouros, almofadas, coleiras, caminhas e casinhas. Ah, fique de olho porque com o tempo, os itens devem ser substituídos de acordo com o desenvolvimento do seu melhor amigo.


Além disso, tenha cuidados com itens que podem apresentar riscos, como plantas, objetos pequenos ou cortantes, remédios, produtos de limpeza, itens de higiene, tinta e alguns alimentos que são nocivos para a saúde de cães e gatos em geral.



Cuidado com a alimentação para filhotes

A alimentação para filhote é crucial para o seu desenvolvimento. No mercado, é possível encontrar diversas variações da ração para filhotes, elas são formuladas com todos os nutrientes e vitaminas que um filhotinho necessita.


Ao receber o novo morador, não ofereça alimentos indicados para humanos, como: leite, arroz, ovos entre outros, e nem ofereça a ração comum. A alimentação desequilibrada por afetar a saúde do pet, causando diarreia, vômito, virose e outras doenças perigosíssimas para os pequenos.


Procure um médico veterinário para cuidar da saúde do seu pet desde filhote

Tenha sempre um médico veterinário de confiança para te auxiliar nos cuidados com o filhote. O veterinário consegue mapear doenças e necessidades do seu pet, além de receitar vacinas, vermífugos e outros medicamentos que todos os filhotes precisam consumir, também te indicará o melhor momento para fazer a castração.


Assim como os bebês, filhotinhos são muito sensíveis. Eles ainda não possuem o sistema imunológico fortalecido e estão suscetíveis a várias doenças, por isso o acompanhamento médico veterinário é essencial.


 

Endereço: Avenida Dezesseis de Agosto, Nº 16, São Roque - SP

Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 08h às 20h | Aos sábados das 08h às 13h Telefone: (11) 4784-3641 | (11) 97205-9451 | (11) 96862-8725

41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page